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Revista Edificar - 06/1012015 - 06/10/2015
Como organizar um ambiente home office ?
Arquiteta dá dicas para estruturar um local agradável e produtivo em casa para estudar e trabalhar
POSTADO EM 06 DE OUT DE 2015 POR EDIFICAR
O home office vem ganhando cada vez mais o seu cantinho dentro dos lares. Isso porque está se tornando crescente o número de profissionais que estendem as atividades até suas casas – ou simplesmente fazem de lá seu local de trabalho. Segundo levantamento recente da consultoria Robert Half, empresa especializada em recrutamento, o Brasil é o terceiro país onde mais cresce o home office no mundo. Como consequência, os espaços domésticos também estão se transformado para se adaptar: seja um quarto que é substituído pelo escritório ou um espaço disponível que é reaproveitado.
O uso desses espaços não é uma tendência só entre os profissionais que trabalham em casa, mas também para quem quer um canto específico para executar tarefas domésticas, organizar burocracias, realizar estudos e atividades pessoais. Independente do objetivo, para montar um home office é necessário planejamento e alguns cuidados. Pensar bem antes de montar seu escritório onde mora é essencial para não errar.
Adequando-se o tamanho dos móveis ao espaço disponível, é possível criar o home office em áreas residuais dos apartamentos. “Às vezes o espaço é muito compacto e pode-se usar um corredor, um cantinho para inserir uma bancada pequena com gaveteiro e duas prateleiras superiores ou um armário de apoio", indica a arquiteta e urbanista, Thaís Figueiredo. Para isso, ela dá algumas dicas para quem planeja formatar este espaço de trabalho em seu lar, com conforto, beleza e produtividade.
Espaços compactos
Para que funcione bem, o home office deve contar com um mínimo: bancada confortável, iluminação generosa e uma cadeira ergonômica. Os três itens são fundamentai. A arquiteta chama a atenção para possíveis espaços em que o escritório pode ser colocado. “O corredor é um dos espaços que, se for um pouco mais largo,comporta o home office de forma compacta e discreta. Ainda podemos integrá-lo ao espaço do home theater e, em alguns casos, até fechar a varanda do apartamento”, orienta Thaís.
Espaços grandes
Não resta dúvida que a flexibilidade de se montar um home office nesses ambientes é bem maior. Em espaços grandes, gaveteiros, estantes e prateleiras são de grande utilidade. “Em alguns casos o cliente tem um quarto sobrando e opta por fazer uma biblioteca, que serve também como quarto de estudos para os filhos. Pode-se colocar estantes, adesivos de parede e poltrona para leitura. É um lugar mais reservado, que pode se tornar um espaço de convívio da família e também de repouso ou leitura com mais privacidade”, sugere a arquiteta.
Iluminação
Bancadas colocadas próximas ou embaixo de janelas evitam que a luz do cômodo seja acesa durante o dia. Mas deve-se evitar a luz solar, que é forte e incômoda. “Se for um apartamento virado para o mar, por exemplo, pela manhã não se consegue estudar na bancada porque é muita luminosidade. É preciso avaliar outros fatores também. A luz natural é um grande benefício, mas é preciso saber usá-la”, explica Thaís. No caso de janelas que peguem muito sol, a arquiteta indica que as bancadas sejam colocadas de lado, pois a luminosidade vai ser aproveitada e não vai atingir diretamente quem estiver na mesa.
Cores
Os extremos devem ser evitados. Cores muitos frias relaxam demais. As cores muito suaves, como um azul ou verde água, vão dar sono. Por outro lado, cores muito quentes, como um vermelho muito gritante, vão gerar confusão e agitação. “O ideal é usar cores no meio termo. Tons terra como o laranja e o marrom, e até mesmo tons de cinza. Tonalidades mais neutras que vão manter você acordado para fazer suas atividades e não vão perturbar ou incomodar”, explica.
Distrações
Um espaço de trabalho sem concentração não funciona. Para quem vai ter mais de uma pessoa trabalhando no espaço, a arquiteta sugere o uso de divisores de mesa. Caso as mesas sejam uma de frente para outra, é necessário encontrar formas de dar privacidade. “Em muitos casos o home office é integrado à sala. Esse espaço fica aberto no dia a dia, entrando na composição da sala. Mas, em uma necessidade, se a casa estiver muito agitada, você tem condições de fechar com divisórias de correr que vão dar um pouco mais de privacidade”, esclarece. As distrações valem também para as mesas de frente para as janelas. A vista pode ser relaxante e benéfica para os estudos, mas para casos que requerem muita concentração, o uso desse artifício deve ser evitado.
Plantas
A opção por decoração com plantas vai do gosto de cada pessoa. De acordo com a arquiteta, para quem não gosta, a ausência de plantas não vai fazer muita falta, mas o verde sempre dá um ar mais leve nos espaços. “Aconselho o uso na decoração dos home offices para dar um toque pessoal, ainda que seja uma plantinha pequena em cima da mesa. O ideal é escolher espécies que demandem poucos cuidados para facilitar a manutenção no dia a dia”.
Cadeiras
A cadeira é o elemento mais importante em área de home office, porque ela reúne todos os quesitos de ergonomia. Ela é fundamental para que a pessoa possa trabalhar confortavelmente. Se alguém passa mais de duas horas sentado, o impacto na coluna e nos membros já começa a ser sentido. “A cadeira é sempre um elemento caro, mas é realmente muito importante a escolha, pois influencia em todo o trabalho. Existem muitas cadeiras de design bonito, mas que não são ergonômicas. Esse tipo de cadeira pode ser usada para um atendimento rápidos ou para uma mesa de reunião, mas nunca para uso diário. Para a cadeira do dia a dia, o fator primordial a ser analisado é a ergonomia”, reforça Thaís.
Acessórios
Murais, caixinhas e gaveteiros são peças importantes na composição de um home office. “Mural realmente não pode faltar porque nele são colocados lembretes de tudo o que se vai fazer. Dependendo do espaço, se pode colocar do seu lado ou atrás. Ele é também uma opção para fixar fotos que deixem o cantinho mais personalizado”, afirma.
Fios
Quem utiliza desktop na área de estudo ou trabalho sabe da quantidade de fios soltos que ficam por trás da mesa. Pensando na estética e na segurança do ambiente, a arquitetura já traz soluções para isso. “Hoje em dia a gente usa muito as calhas (falsos painéis) para embutir os fios, junto com algum sistema de marcenaria (como cavilha e fecho toque) que permita a retirada desses painéis para alguma possível manutenção. Com esse artifício, os fios são todos acomodados, evitando que um home office super bonito, fique com aspecto bagunçado com um monte de fios pendurados”, explana Thaís.

